1. Confirmação de dados
Não avança para iniciar a Prova de Vida
Deve garantir que está a introduzir o número de pensionista no formato correto (disponível ajuda na aplicação ou no ofício enviado pela CGA) e que a data de nascimento também está correta e inserida em formato válido (dd-mm-aaaa), para poder avançar.
Sou menor de 18 anos
Não é possível a realização da Prova de Vida por menores de 18 anos.
2. Validação do número de telemóvel
Não estou a receber a SMS com o código de validação
Garantir que está a introduzir o número de telemóvel correto, com o indicativo do país. Se não estiver correto, selecione "Etapa anterior" altere o número de telemóvel e avance novamente.
Se o indicativo do país e o número de telemóvel foram colocados corretamente, pode solicitar o envio de um novo código, selecionando "Reenviar".
O código que recebi está inválido
Garantir que está a introduzir o código correto. Pode solicitar o envio de um novo código. A introdução do código deve ser imediata ao recebimento da SMS para não expirar.
O indicativo do país do meu número de telemóvel não está na lista
Apenas são aceites os números com indicativos dos países presentes na lista. Consulte a Lista de documentos de identificação. Em alternativa poderá utilizar um endereço eletrónico válido (email).
Recebo SMS ou email com referência Biometrid
A Biometrid é a entidade contratada pela CGA para a execução da Prova de Vida Digital. O sender SMS ou correio eletrónico é fidedigno.
3. Validação do endereço eletrónico
Não estou a receber o email com o código de validação
Garantir que está a introduzir o endereço eletrónico correto. Se não estiver correto, selecione "Etapa anterior" altere o endereço eletrónico e avance novamente.
O código que recebi está inválido
Garantir que está a introduzir o código correto. Pode solicitar o envio de um novo código. A introdução do código deve ser imediata ao recebimento do email para não expirar.
4. Documento de identificação
O país do meu documento de identificação não está na lista
Poderá utilizar um documento de um país que conste na lista, mesmo que não seja o seu país de residência. Caso não possua nenhum documento válido, deve aguardar a carta da CGA para Prova de Vida Documental.
Não consigo realizar a Prova de Vida com o meu Bilhete de Identidade
Na Pova de Vida digital não é aceite o Bilhete de Identidade portugês, só o Documento de Identificação Nacional (Cartão de Cidadão) ou o Passaporte Internacional.
5. Captura do documento de identificação
Não consigo efetuar a captura do meu documento
Garanta que está a usar o documento de identificação correto do país selecionado.
Garanta também que as condições de imagem são as melhores possíveis, segundo as indicações que são dadas: sem reflexos, boa iluminação, bem enquadradas e com todos os dados visíveis.
Caso não consiga efetuar a captura com a câmara do seu computador, efetue com a câmara do seu telemóvel. Basta indicar que pretende a captura através de outro dispositivo e abrir a câmara do telemóvel, apontar ao QR Code e clicar no link, a partir dai será disponibilizado o processo de captura no seu telemóvel. Se ao apontar ao QR Code e não surgir link para selecionar, deverá instalar leitor de QR Code no telemóvel. Sugerimos a captura do documento através do telemóvel e pode repetir se necessário.
Em alternativa poderá efetuar o upload de cópia válida do documento de identificação.
Não tenho Leitor de QR Code no meu telemóvel
Se não tem leitor de QR Code instalado no seu telemóvel, deve aceder à Loja na internet (Google Store) associada ao seu dispositivo (Android), e instalar qualquer das aplicações moveis que realizem a leitura de QR Code.
6. Verificação de identidade
Não reconhece a minha face
Garanta que as condições de captura são as melhores possíveis, segundo as indicações que são dadas: manter a sua face na área circundante e que seja apenas a sua face o único elemento em frente à câmara.
Pode repetir até 5 vezes, se não tiver sucesso passará para o agendamento de videoconferência.
Caso não consiga efetuar a captura com a câmara do seu computador, efetue com a câmara do seu telemóvel. Basta indicar que pretende a captura com o telemóvel e abrir a câmara do telemóvel, apontar ao QR Code e clicar no link, a partir dai ser-lhe-à disponibilizado o processo de captura no seu telemóvel.
7. Realização da prova
Quantas vezes posso realizar a Prova de Vida?
Terá 5 tentativas para a captura de documento válido, ou upload do documento, bem como para a captura da imagem da face. Após expiradas as tentativas deverá agendar uma videoconferência para apoio e conclusão da Prova de Vida.
Confirmação da realização da Prova de Vida Digital
A comunicação do resultado (com sucesso/sem sucesso) será comunicado após a conclusão da jornada da Prova de Vida Digital.
Caso seja necessário a realização de videoconferência, a confirmação será enviada através de mensagem SMS para o telemóvel ou endereço eletrónico indicado, no prazo máximo de 2 dias úteis.
- Vídeo da Prova de Vida Digital
|GhYnXAVUQAEdYL9iyi_aPuVkQZTE_iTdWZ2qYZldXd9OVl9JLP9RTVTLLPOaPEYzOhyDNjYnYAVaGujgR-==!!||2024-12-02||0|PT|https://www.cga.pt/fs/file/Download - Lista de documentos de identificação
|GhYnXAVUQAEdYL9iyi_aPuVkQZTE_iTdWZ2qYZldXd9OVl9JLP9RTVTLLPOaPEYzUAlkyAEOWZlkYN(b_ATu!!|1|2024-12-02||0|PT|https://www.cga.pt/fs/file/Download